O que é discalculia?
A discalculia é transtorno específico de aprendizagem com prejuízo no domínio da matemática. Ela é considerada um transtorno específico de aprendizagem porque as dificuldades observadas não podem ser justificadas por outras alterações neurológicas, sensoriais, motoras e/ou cognitivas. A pessoa com discalculia apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado considerando-se a sua idade cronológica, experiências e oportunidades educacionais.
A discalculia é geralmente associada à dislexia porque elas frequentemente aparecem juntas. Alguns pesquisadores acreditam que o alto índice de coexistência de dislexia e discalculia é uma consequência de fatores compartilhados por ambas condições, como o déficit na memória de trabalho. Entretanto, não se pode assumir que todas as pessoas com dislexia têm dificuldades em matemática ou que todas as pessoas com discalculia apresentam dificuldades de linguagem. A dislexia e a discalculia são geralmente reconhecidas como dois transtornos de aprendizagem distintos. Assim como a dislexia, os sinais e manifestações de discalculia variam em cada pessoa. Além disso, esse transtorno pode afetar uma mesma pessoa de diferentes formas ao longo de sua vida. É importante lembrar que as dificuldades de uma pessoa com discalculia não aparecem apenas na aula de matemática, mas também em sua vida cotidiana.
Fonte: https://www.institutoabcd.org.br/discalculia/ Psicopedagogia - Psicopedagogia Petrópolis - Dificuldade de aprendizagem - Transtorno de aprendizagem